-Prefeita anuncia a constrção de mais 8 Unidades Básicas de Saúde(UBS).
-A Rêde Básica de Saúde Municipal dispôe de 48 UBS, e tem nos seus quadro em média 270 médicos em várias especialidades. Proporcionalmente já é um bom número; porém falta médicos em algumas UBS o que demonstra uma má distribuição de profissionais na área Básica de saúde. O que acontece: Parece que os salários pagos pelo Programa da Saúde da Família não são muitos atrativos, para que não tenhamos pelo menos um médico por unidade; e os que estão lotados nessas UBS, a grande maioria não cumpre 50% da jornada de trabalho; tudo isso em comum acôrdo com a municipalidade. Digamos uma fraude compartilhada que compromete o atendimento e a cidadania.
-Analizando a assistência na Atenção Básica observamos facilmente que neste momento a população Mossoroense está precisando de mais ofertas de serviços como a Presença do médico na UBS, mais medicamentos de fácil acesso a populaçao, mais exames laboratoriais. Não dá para aceitar constantemente a falta de mesigyna por exemplo que é fundamental no planejamento familiar, não dá para não ficar triste quando uma usuária vem nós confidenciar que a mais de um ano procura a UBS para marcar uma ficha para apresentar uma BIÓSPIA e não consegue.
Cirúrgias são outros serviços que precisam ser ampliados a 1000%; as ofertas são insignificante e o sofrimento dos pacientes não dá para descrever.
Difícil é entender porque construir tantas UBS, se as que temos, e são muitas,não funcionam a contento, não tem médicos, os medicamentos são escassos e os exames"para muitos"a anos de distância.
Nenhum comentário:
Postar um comentário