No governo da continuidade não poderia ser diferente: Todo dia se inaugura uma nova reforma, de um calçadão, de uma praça, de uma UBS. Mais os problemas crônicos na área da saúde continuam. Dinheiro para construir está sobrando, não é explidado a fonte; se vem do governo Federal, ou se é mesmo com recursos próprios. A verdade é que Mossoró é uma cidade rica de serviços pobres. A mídia é 10, as ações de governo são média 5.
Na Rêde Básica de Saúde já são 48 UBS sem "Médicos e Medicamentos"; considerando que a Jornada de trabalho dos médicos do PSF, são 40 horas semanais e a grande maioria cumpre de 10 a 20 horas semanais, portanto uma jornada inferior a 50%.
Consequência dessa fraude contra a cidadania é a população desassistida, sem médicos e sem medicamentos, e os consultórios da rêde privada lotados de pacientes a procura de uma consulta que custa em média 100$ reais.
Aí se divulga que a população de Mossoró aumentou sua renda parcapta em até 15 vezes. Pode ser para poucos( Empresários da Saúde Privada, da construção civil, grandes empresários da educação e de rêdes poderosas de chopins que vieram se instalar em Mossoró, atraídos por renúncia fiscal concedido pela municipalidade). Mais a verdade é que a grande maioria paga uma consulta particular tirando do próprio estômago. assalariados que vivem com grandes dificuldades.
Também é preciso observar as deficiências na rêde básica de saúde pública no setor de clínicas e laboratórios, onde a grande maioria dos procedimentos "consulas, Exames, ultrasonografias, bióspias, cirurgias etc, são desperdiçados por falta de resolução. A maioria das consultas são engavetadas, e os pacientes não dão continuidade ao tratamento.
Recentemente um médico que atua no Samu denunciou que no Hospital Wilson Rosado(HWR) pacientes pobres e graves não entrava; agora nova denuncia de um outro médico também do Samu que está dizendo que a Ambulânciaterapia praticada pelo município está pondo em risco a vida dos pacientes pelo estado precário das ambulâncias. O Ministério Público precisa entrar em ação.
Essa não é a Mossoró da gente, nem o jeito certo de governar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário