Com a proposta de levar as comunidades mais carentes na área de saúde serviços que emanam da deficiência da rêde básica de saúde, a Caravana da Cidadania mais parece um programa para adolescente em fins de semana do que um programa de índio dos tempos de CABRAL.
O que oferece a mais a Caravana da Cidadania além de verificação de pressão arterial(PA), teste de glicemia,entrega de preservativos(camisinhas), exâme do cânçer do colo do útero(papanicolau)
e teste de HIV, este último o único que não é realizado nas Unidades Básicas de Saúde(UBS), além de espelho corte de cabêlo, retrato e muita maquiagem.
O que tem de menos na Caravana da Cidadania; tudo que a Unidade Básica de saúde não tem; e quando tem é de forma tímida.
A Caravana da Cidadania não disponibiliza Tomografia computadorizada, Densiometria ossea, Dermatologia, Ultra-Sonografia, Eletro-Cardiograma, Eco-cardiograma, Urologia, PSA, Endoscopia, Neurologia,..., exames e/ou consulta que podem levar até dois anos para os usuários terem acesso. Como se vê a Caravada da Cidadania não oferece nada a mais do que temos na Unidade Básica de Saúde(UBS). A novidade é a presença dos vereadores domésticados pelo executivo que são anunciados a todo instante.
Nem mais os primitivos nativos da Amazônia aceita mais a política de distribuição de espelhos e maquiagem; só em Mossoró. Isso precisa mudar, que coisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário