terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Saúde: da Omissão a Hipócrisia

As vezes eu fico me perguntando; que país é este, que estado é este, que cidade é esta que tem na publicidade seu maior meio de manipulação Social, que tem na saúde pública seu pior desempenho admininistrativo e a população age como se vivesse em céu de brigadeiro.
Afinal de contas o que se passa nesta cidade. Porque a saúde é tão mal conduzida e porque o povo não reage a todo este CAOS.
Tentarei explicar: A administração passada e atual não traçou nenhuma meta de solucionar os problemas da saúde do povo Mossoroense. Que está centrada na média e alta complexidade.
A anterior priorizou a construção de praças e calçamento.(Salve-se a UPA do São Manoel). A atual não fez diferente, deu continuidade a construção de praças, acrescentou uns postos de saúde e também construiu uma UPA no Santo Antonio; nada que podesse resolver os problemas da saúde do povo Mossoroense, que continua os mesmos com um agravante, hoje os problemas são muito mais consistente.
Afinal de contas de quem é realmente a responsabilidade por essa situação. Eu entendo que é da Prefeita em parte. Porque em parte; A Câmara também tem responsabilidade neste CAOS, é a Câmara MUNICIPAL; porque é na Câmara que se vota o orçamento, porque é na Câmara que a Prefeita tem maioria e essa maioria é conivente com essa situação. É pouco provável que a população tenha conhecimento que na Câmara existe uma comissão de saúde formada por Vereadores mais que se tornam inerte diante da maioria, que fazem a situação. É bom ficar de olho.
Está mais do que evidente quais são as intenções da Sra Prefeita quando ela optou em dar continuidade a administração de sua antecessora; priorizando a construção de postos de saúde,(Um grande canteiro de votos). Essa história que todo mundo é qualificado é balela; tem UBS que para cada um funcionário concursado tem dois indicados por Vereadores. E as UBS não resolveram a maioria dos Problemas da saúde do Município. De jeito nenhum; as UBSs tem um papel relevante no sistema de saúde; mais não é tudo. (mesmo assim eu considero o que tem de melhor, dentro do que lhe foi pôsto). Foi divulgado pelo executivo que uma UBS tem um custo efetivo mensal de 400.000 reais em média. Essa é a explicação para que a Sra Prefeita não tenha nenhum interresse em construir uma Maternidade e um Hospital; que custa n´vezes esse valor.
E o Ministério Público como fica nessa foto; que retrata o CAOS, infelizmente não tem demonstrado resultados satisfatório, não sei se merece algum destaque. Ainda não disse pra que veio.
Também tem o Conselho Municipal de Saúde; sem comentários, esse a Sra Prefeita tem nas mãos via assessores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário