-O sietema de saúde pública Municipal e Estadual na cidade de Mossoró mata mais do que se pode imaginar levando-se em conta que estamos no século 21 onde o avanço da medicina é altamente positivo, e recursos não faltam nem muito menos profisionais competentes, o que precisamos é de uma administração competente que valorize mais a vida e priorize mais a saúde dotando o sistema municipal com uma estrutura que se aproxime da demanda. (Saúde de Média e Alta Complexidade)
-Sem hospitais, sem leitos de UTI e sem profissionais bem pagos, continuaremos chorando a morte dos nossos múnicipes.
-Dona Talita, assim como a senhora sua mãe o meu pai também esperou horas e mais horas em estado grave por uma vaga de UTI no HRTM, não conseguindo morreu a caminho de Natal sem que os administradores da saúde, da Metrópolis do futuro, da cidade que investe em belas praças fizessem nada. Não tomam nem conhecimentos porque quando seus familiares são acometidos por alguma doença procuram atendimento em outros centros.
-PSF.
-Não dá mais para engolir essa história que não tem médico para contratar, na hora que valorizar o profissional vai faltar pacientes é o que eu tenho ouvido de todos os médicos com quem eu tenho conversado. Hóje os medicos recebem uma miséria e com um piso salarial inferior ao de um estivador não dar para trabalhar satisfeito. -Assim como na educação os professores fazem de conta que ensinam e os alunos fazem de conta que aprendem. Infelizmente na saúde está acontecendo algo parecido: Os médicos fazem de conta que trabalham e a Prefeitura faz de conta que paga. Tem médico que chega ao absurdo de trabalhar 8 horas semanais, quando a jornada de trabalho é de 40 horas.
-Com um piso salarial miserável a Prefeitura não tem moral para manter os médicos nas UBS, que precisam ter até quatro vínculos empregatícios para manter o STATS.
-Nesta saúde do faz de conta o mais prejudicado é o usuário que não tem uma saúde de qualidade, não sabe que dia o médico vem, porque muda constantemente o horário, quando não muda de médico. Tem usuário que toda semana está na UBS e que nunca termina o tratamento, consequência da falta de planejamento, ausência do profissional, falta de vagas nas fichas de referência e contra-referência no sistema, cito:(Neurologia,Dermatologia,Densiometria,Radiologia,Cardilogia,Ortopedia,Nefrologia,Ultrasonografia,etc...)
-Como se vê o sistema de saúde pública na cidade de Mossoró ainda é muito precária e o PSF não é utopia é uma FARSA. É possível melhorar em muito essa situação. É uma questão de prioridades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário